A vida feliz consiste na tranquilidade da Mente


O que é afinal a Psicologia?

27-09-2011 18:39

Esta é uma questão que surge frequentemente...


Muitas vezes, deparo-me com ideias erróneas de que os psicólogos são videntes, mágicos, pessoas que conseguem resolver os problemas assim de um dia para o outro.... que lêem os pensamentos e mesmo sem as pessoas falarem, conseguem penetrar nas suas mentes e descodificá-las... (quantos de nós psicólogs já ouvimos "eu não vou falar contigo porque vais entrar na minha mente". Os psicólogos também não são os "médicos de malucos", como por vezes se diz na gíria... quantas vezes todos nós já ouvimos a célebre frase:"EU?! Ir a um psicólogo?! Nem pensar.. eu não estou maluco/a". Que ideia tão errada esta....


O que são afinal os psicólogos?!


Sem querer ser demasiado exaustiva e cansativa (porque na teoria é bem mais dificil do que na prática), considero que talvez, a título de curiosidade, possa ser interessante definir o que é a Psicologia. Esta consiste no estudo do comportamento e dos processos mentais inerentes ao mesmo, ou seja, alia o estudo do comportamento humano aos processos psicológicos associados ao bem-estar físico e psíquico do indivíduo.

 


Assim, um psicólogo é alguém que estuda a ciência do comportamento humano, procurando aplicá-la em diferentes contextos, nomeadamente, em termos da Prevenção (prevenir o desenvolvimento de problemas, actuando, por exemplo, em termos de comportamentos de risco), Promoção (promover a aquisição de competências específicas junto dos indivíduos, de forma a que estes consigam lidar melhor com as dificuldades e atinjam estabilidade e bem-estar, por exemplo, em termos da orientação vocacional dos jovens e adultos permitindo assim oferecer-lhes um leque de possibilidades para que se sintam mais orientados a nível profissional) e Remediação (ocorre quando o problema já se instalou, sendo que, neste caso, o psicólogo, principalmente o Psicólogo Clínico, procura que o indivíduo identifique o(s) seu(s) problema(s), ajudando-o a encontrar a melhor forma de lidar com o mesmo, por exemplo, problemas relacionais, luto e perda, problemas de aprendizagem, entre outros).

 

Ao contrário dos psiquiatras, os psicólogs não prescrevem medicação e a sua intervenção passa por várias técnicas e correntes terapêuticas que ajudam o invdividuo a desenvolver-se integralmente e individualmente. Engane-se quem pensa que as idas aos psicólogos só servem para quem passou ou passa por um periodo traumático. Aos psicólogos cabe também o papel de promover competências, por vezes as pessoas têm um potencial enorme que não conseguem desenvolver, simplesmente porque, por alguma razão que muitas vezes não compreendem.

 

Resumindo: desmestifique-se a ideia de que ir ao psicólogo é um acontecimento traumatizante ou só para "malucos".
 

—————

Voltar